O novo Land Rover Defender já chegou. A reinterpretação de um ícone para o século XXI é inteligente, capaz e seguro para toda a família. Não há outro veículo igual.
O perfil inconfundível é tão familiar como inovador. Parece resistente porque o é, com design prático e engenharia espetacular. Além do nome icónico, da forma e capacidades, o Defender pode ser personalizado para que os proprietários tirem o máximo partido da sua performance.
Durante sete décadas de inovação pioneira, os veículos da Land Rover conquistaram um lugar muito especial no coração dos exploradores, organizações humanitárias e das famílias mais aventureiras de todo o mundo. O novo Defender foi submetido aos testes mais rigorosos do planeta para assegurar que honra a sua linhagem.
O novo Defender completa a dinastia da Land Rover aliando-se ao luxo e requinte inigualáveis da família Range Rover e à alta performance dos versáteis SUV Discovery. A versão 110 é apenas o começo de uma família composta pelos veículos todo-o-terreno com mais performance e mais resistentes do mundo. Brevemente será lançada a versão compacta 90 de chassis curto.
Gerry McGovern, Chief Design Officer, Land Rover, declarou: «O novo Defender respeita o seu passado, mas não é limitado por este. Este é um novo Defender para uma Nova Era. A sua personalidade única é realçada pelo perfil distinto e proporções equilibradas, o que o torna extremamente desejável e muito capaz: um 4×4 visualmente atraente que conjuga a sua integridade de design e engenharia com um compromisso inabalável.»
O resultado é que o Defender 110 disponibiliza cinco, seis ou 5+2 lugares com um espaço de carga atrás da segunda fila de até 1.075 litros e de até 2.380 litros com a segunda fila rebatida. O Defender 90 foi concebido com seis lugares com o comprimento de um veículo compacto de cinco portas.
A definição de robustez
A arquitetura funcional D7x (o “x” significa para utilização em condições extremas) da Land Rover baseia-se na construção monobloco leve em alumínio para criar a carroçaria Land Rover mais rígida de sempre. É três vezes mais rígida que os designs tradicionais da carroçaria e chassis, é a base perfeita para a suspensão independente pneumática ou helicoidal e permite a integração dos mais recentes sistemas de propulsão elétrica.
O novo Defender foi sujeito a mais de 62.000 testes durante o seu desenvolvimento antes da aprovação pelo departamento de engenharia, enquanto a arquitetura da carroçaria e o chassis foram concebidos para suportar o teste de eventos extremos da Land Rover, que consiste em submeter o veículo a impactos repetidos e contínuos, pelo que vai mais além dos padrões habituais para SUVs e veículos de passageiros.
Durante os testes de desenvolvimento, os protótipos percorreram milhões de quilómetros em alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta: dos 50 °C do deserto aos -40 °C do Ártico, passando pelos 10.000 pés de altitude das Montanhas Rochosas do Colorado.
Performance de nível mundial em estrada e fora de estrada
A abrangência de capacidades inovadoras do novo Defender marca a diferença. A tração Integral AWD permanente, a caixa de transferência de duas velocidades, o diferencial central e o bloqueio do diferencial traseiro ativo opcional asseguram que o veículo integra todos os componentes mecânicos necessários para conduzir com segurança na areia fina do deserto, na tundra gelada do Ártico o em qualquer outro terreno.
O Sistema Terrain Response Configurável é estreado no novo Defender para que os condutores experientes em situações fora de estrada possam configurar definições individuais do veículo de acordo com a sua preferência e adaptá-las às condições de cada momento, enquanto os condutores menos experientes podem deixar que o sistema detete a configuração mais adequada ao terreno utilizando a função automática inteligente.
A nova arquitetura da carroçaria apresenta uma altura ao solo de 291 mm e uma geometria todo-o-terreno de nível mundial, pelo que a versão 110 pode proporcionar ângulos de ataque, rampa e saída de 38, 28 e 40 graus (altura todo-o-terreno), respetivamente. A profundidade de passagem a vau máxima de 900 mm é conjugada com o novo programa Wade (passagem a vau) do Sistema Terrain Response 2 para assegurar confiança total na condução em água profunda.
Já em terra, a avançada tecnologia de panorâmica do solo ClearSight da Land Rover auxilia os condutores a tirar o máximo partido das capacidades do Defender apresentando no ecrã táctil central uma panorâmica da zona que costuma ser ocultada pelo capot, diretamente à frente das rodas dianteiras.
Potência e eficiência
A gama de motores avançados a gasolina e diesel mais limpos assegura potência, controlo e eficiência ao novo Defender em qualquer ambiente. Em complemento, no próximo ano será lançada uma versão com um motor híbrido elétrico plug-in (PHEV) para uma experiência de condução silenciosa que apenas um veículo elétrico pode proporcionar.
No momento do lançamento, a gama dos motores a gasolina inclui um motor de quatro cilindros P300 e um potente P400 de seis cilindros com a eficiente tecnologia elétrica microhíbrida. Em alternativa, os clientes podem selecionar dois motores diesel de quatro cilindros (o D200 e o potente D240) com um consumo de combustível de 7,6 litros/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km (NEDC correlacionado).
Tecnologia do século XXI
O novo Defender é tão tecnologicamente avançado como robusto. Incorpora pela primeira o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro da Land Rover. O ecrã táctil da nova geração é intuitivo e fácil de utilizar, uma vez que requer menos gestos para realizar tarefas frequentes, enquanto o seu design sempre ligado assegura uma resposta quase instantânea.
Em complemento, o novo Defender eleva a tecnologia de atualização de software sem fios (SOTA) a um novo patamar graças a 14 módulos individuais que podem ser atualizados remotamente. Ao descarregar dados enquanto os clientes dormem em casa ou num destino exótico, o novo Defender melhora com o passar do tempo, uma vez que as atualizações eletrónicas chegam ao veículo imediatamente, sem demoras e sem a necessidade de visitar um Concessionário Land Rover.
Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering, Jaguar Land Rover, comentou: «Aproveitámos a impressionante capacidade e o interior minimalista e funcional do Defender para atualizar este ícone para o século XXI. O novo Defender proporciona-nos a possibilidade de fazer as coisas de uma forma diferente, desafiar os limites e conseguir o impossível, sem perder o carácter e a autenticidade do original. Desde o início primou pela funcionalidade, de uma seleção de materiais à conectividade mais vanguardista. O resultado não é apenas o Land Rover com mais capacidades de sempre, é também um veículo realmente confortável e moderno que qualquer condutor irá adorar conduzir.»
O novo Defender foi pensado para os mais aventureiros e curiosos, que apreciam os valores da comunidade e se esforçam por impulsionar a mudança.